IMPORTANTE
Quanto mais cedo iniciar um tratamento adequado, melhor é o prognóstico.
A dor lombar é o principal motivo de afastamento do trabalho e a maior causa de incapacidade do mundo. Estima-se que atinja 80% da população brasileira.
A coluna lombar
A parte inferior da coluna (lombar) permite que o corpo vire, torça e dobre. Também proporciona a força para ficar de pé, andar e levantar. A região lombar das costas está envolvida em praticamente todos os movimentos. Dor na região lombar é muito comum.
Compressão nervosa (quando algo pressiona um nervo), que pode acontecer em quadros clínicos como osteoartrose ou uma hérnia de disco;
Estreitamento do canal medular, ficando muito estreito para a passagem da medula espinal (estenose lombar);
Quando um osso da coluna (vértebra) desliza para frente em relação à vertebra de baixo (espondilolistese).
Dor em todo o corpo (como na fibromialgia) também pode afetar a região lombar.
A maioria dos casos de dor lombar é inespecífica, ou seja, sem uma causa aparente. Especialmente nestes casos, é importante fazer uma visita a um Fisioterapeuta para que seja realizada uma avaliação e a descoberta da possível causa da sua dor.
- Fisioterapia Manipulativa/Quiropraxia;
- Mobilizações articulares;
- Tratamento miofascial (nos casos de dores do sistema musculoesquelético);
- Mobilização neural.
Quanto mais cedo o paciente buscar ajuda, melhor será o prognóstico, portanto, não deixe que sua dor se torne crônica e te incapacite de suas atividades.
Os objetivos do tratamento são principalmente possibilitar o paciente a um retorno de suas atividades funcionais, sejam elas domésticas, profissionais ou de lazer, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida, reduzindo os episódios de dor.