Dor lombar

IMPORTANTE

Quanto mais cedo iniciar um tratamento adequado, melhor é o prognóstico.

A dor lombar é o principal motivo de afastamento do trabalho e a maior causa de incapacidade do mundo. Estima-se que atinja 80% da população brasileira.

A coluna lombar

A parte inferior da coluna (lombar) permite que o corpo vire, torça e dobre. Também proporciona a força para ficar de pé, andar e levantar. A região lombar das costas está envolvida em praticamente todos os movimentos. Dor na região lombar é muito comum.

O que pode causar dor lombar?

• Compressão nervosa (quando algo pressiona um nervo), que pode acontecer em quadros clínicos como osteoartrose ou uma hérnia de disco;

• Estreitamento do canal medular, ficando muito estreito para a passagem da medula espinal (estenose lombar);

• Quando um osso da coluna (vértebra) desliza para frente em relação à vertebra de baixo (espondilolistese).

• Dor em todo o corpo (como na fibromialgia) também pode afetar a região lombar.

A maioria dos casos de dor lombar é inespecífica, ou seja, sem uma causa aparente. Especialmente nestes casos, é importante fazer uma visita a um Fisioterapeuta para que seja realizada uma avaliação e a descoberta da possível causa da sua dor.

• Exercícios apropriados
  • Posições para alívio rápido
  • Direção preferencial do movimento (por exemplo, uma dor que irradia para as pernas, deve ir cada vez mais próxima à sua origem na coluna, até desaparecer gradualmente)
  • Terapias manuais:

- Fisioterapia Manipulativa/Quiropraxia;

- Mobilizações articulares;

- Tratamento miofascial (nos casos de dores do sistema musculoesquelético);

- Mobilização neural.

Quanto mais cedo o paciente buscar ajuda, melhor será o prognóstico, portanto, não deixe que sua dor se torne crônica e te incapacite de suas atividades.

Os objetivos do tratamento são principalmente possibilitar o paciente a um retorno de suas atividades funcionais, sejam elas domésticas, profissionais ou de lazer, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida, reduzindo os episódios de dor.